domingo, 17 de agosto de 2014

Projeto finalizado!

Após semanas de muito trabalho, dedicação e esforço, conseguimos finalmente concluir nosso projeto! Segue o vídeo que resume nossas atividades relacionadas ao projeto:

Tal projeto foi de grande valia para os integrantes da GATEP, por isso cada um deles resolveu dar um depoimento sobre o projeto implementado pelo Prof°. Me. Targino Amorim:


"No projeto esteira transportadora tive a oportunidade de ter contato e aprender a utilizar diversas máquinas comuns ao ramo da engenharia mecânica, como furadeiras e serras industriais, pude também aprimorar minhas habilidades na manipulação de ferramentas. Ao decorrer da execução notei também a importância de estabelecer um bom projeto,tendo em vista as dificuldades que encontramos e que poderiam ser simplificadas se tivéssemos dedicado mais tempo na fase projetual." - Thiago Lustosa


"O projeto proporcionado a nós pelo professor Targino Amorim, me permitiu aprender o quão bom e necessário é o trabalho em equipe, me fez aprender que mesmo havendo atrito entre nós (integrantes) o trabalho em equipe é importante para aprendermos e para a elaborarmos grandes ideias. Além de tudo isso me fez aprender conceitos importantes como, força de atrito, momento de inércia, centro de massa e até mesmo a importância de se escolher bem as engrenagens que serão usadas em um processo mecânico, tendo como critério, por exemplo, o seu raio a sua espessura e até mesmo o número de dentes que a mesma irá apresentar. Este projeto foi importante também para me apresentar a alguns materiais, que são muito importantes em um curso de engenharia mecânica, que eu ainda não conhecia, como porca, arruela, cantoneira dentre outros materiais. Visto isso agradeço ao professor Targino Amorim por nos propiciar um projeto de tamanha importância para o meu aprendizado." - Erick Costa



"Com esse projeto aprendi duas coisas: a primeira é que a escolha do alumino para a construção da esteira transportadora possibilitou um bom acabamento e uma menor demanda de tempo, caso fosso feito com outro metal. Tudo isso, graças as características deste metal por se tratar de um metal de baixa densidade (relativamente leve quando comparado a outros metais), de boa maleabilidade e de fácil maquinagem (usinagem).

A segunda coisa foi que o trabalho em grupo soluciona muitos problemas, pois, ao nos depararmos com alguns problemas na construção e montagem o grupo dava abertura para cada componente opinar como poderia solucionar um problema ou ainda de que forma cada peça poderia ser confeccionada. " - Petrucio Leal

"Através desse projeto, foi possível ampliar nosso campo de visão sobre a engenharia e adquirimos maiores conceitos sobre os passo-a-passos de um projeto. Conseguimos também entender que um grupo necessita dividir as tarefas para que todos aprendam e ninguém se sobrecarregue. Dessa forma , acreditamos no sucesso de nosso projeto e do nosso aprendizado!" - Alberto Carvalho

"A realização deste projeto foi fundamental pra meu amadurecimento enquanto estudante de engenharia. Aprendi a trabalhar em equipe e criar responsabilidades. Além disso, me introduziu no mundo da mecânica básica, me fazendo aprender o nome de peças e máquinas, além de processos de fabricação. São projetos como esse que me fazem sentir identificado com a opção que fiz do curso e me possibilita a ampliação de conhecimento e de criatividade; logo, agradeço ao Prof° Me. Targino pela valiossíssima oportunidade." - Gabriel Caldas

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Dados, materiais e ferramentas

Para a montagem do sistema de esteira, contamos com diversos materiais e ferramentas, os quais você irá conferir nesta relação abaixo:
  • Materiais
4 cilindros de nylon (40mm de diâmetro x 150mm)
1 barra roscada (5,9mm de diâmetro x 1m)
1 perfil em L (115mm x 4mm de espessura)

  • Ferramentas utilizadas
Rebitadeira
Lima
Serra
Furadeira de bancada
Furadeira de bancada com mesa coordenada
Paquímetro
Jogo de esquadro
Chave inglesa
Chave Phillips
Serra fita
Morsa

  • Dados gerais sobre o sistema de esteiras:
Comprimento: 240mm
Largura: 200mm
Altura: 330mm~370mm

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Quase lá.

Boa noite! Faltam 12 dias para a conclusão do projeto e ainda há alguns trabalhos a serem feitos e problemas a serem resolvidos, mas já testamos o funcionamento da esteira sem a borracha para observar a comunicação das engrenagens e dos cilindros e tivemos um resultado satisfatório, conforme o vídeo:

Vídeo 1: Parte mecânica em funcionamento

Apesar de êxito, ainda enfrentamos algum problemas quanto ao projeto final, mas que certamente serão solucionados por nós, a GATEP Engenharia. Aqui estão listados os problemas finais:
  1. Motor inverte a rotação quando submetido a pequenas forças (já com a borracha);
  2. Criação da caixa do motor, onde este ficará confinado, junto com seus fios, para fins estéticos;
  3. Adição dos perfis em formato de "L" que ficarão na parte superior do sistema de esteiras, a fim de evitar a queda das pedras para os lados.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Parte mecânica concluída.

A semana começa e com ela dão-se início aos trabalhos com a esteira. O grupo se juntou no laboratório do Theoprax do SENAI Cimatec para realizar alguns detalhes cruciais para o bom funcionamento da esteira. Fizemos furos oblongos para tencionar as borrachas da base e a que eleva (figura 3), também realizamos os furos para o posicionamento a inclinação da esteira, podendo assim variar de 36 a 32cm (figura 4). Também posicionamos o motor (figura 2), de modo que todas as engrenagens estarão alinhadas e funcionando corretamente , conforme as imagens abaixo:

 Imagem 1: Parte mecânica da esteira concluída.

Imagem 2: Motor fixado no perfil de alumínio.

Imagem 3: Furo oblongo no perfil de alumínio, que 
permitirá o tensionamento da esteira superior horizontal.

Imagem 4: Perfil vertical para poder determinar a inclinação
da esteira, atendendo às normas do Prof° Targino Amorim.